quinta-feira, 13 de junho de 2013

Girajá
                Na verdade seu nome é Irajá, mas como quando eu o conheci tinha uns quatro anos, eu o chamei de Girajá.
             
                O Girajá foi meu professor de música na pré- escola. Tenho que admitir que eu e meus colegas tínhamos medo dele, pois ele exigia muito de nós, mas hoje eu sei que ele fazia isso, pois não acreditava naquele papo idiota: “Eles são só crianças”. Ele acreditava em nós. Sabia que podíamos dar muito mais do que quanto a maioria acreditava. Só para entenderem o que eu estou falando, saibam que na aula dele, ao invés de cantarmos músicas infantis, cantávamos Beatles, Luiz Gonzaga, Roberto Carlos e por aí vai.
                 Ele usava óculos, era barbudo e cabeludo, mas hoje em dia, quando tem encontro de ex-alunos na escola, e ele vai, fico decepcionado ao vê-lo de barba feita e cabelo cortado.
                O Irajá tocava as músicas no violão e nós acompanhávamos cantando. No momento não tenho certeza, mas, que eu me lembre, ele não usava palheta. Tocava com os dedos.
                 Lembro-me que a primeira música dos Beatles que ouvi foi yellow submarine, e foi na aula dele. Eu confundia o nome da música com o nome da banda. Lembro também que o Girajá falou o nome de todos os integrantes do grupo, e o primeiro que decorei, foi o do Ringo, e desde então, comecei a me interessar por percursão.
                Lembro também, que além de yellow submarine, cantávamos outras músicas em línguas estrangeiras e como tínhamos apenas uns seis anos, não sabíamos falar inglês, espanhol, ou italiano, apenas murmurávamos no ritmo da música
                Na formatura dessa pré-escola quem me deu meu diploma foi ele. Talvez na época eu não tenha gostado muito, mas hoje tenho muito orgulho em falar: “ Quem me deu meu diploma da pré-escola, foi o Girajá, o cara que me ensinou boa parte do que sei hoje”
                É por isso que hoje eu digo:
                -Muito obrigado Girajá.


Um comentário: