quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Paraty


Palmas
                Eu estava em Paraty fazendo um trabalho de campo com a escola, e toda a noite discutíamos as questões sobre o que tinha sido trabalhado durante o dia em grupos. Então, duas de pessoas de cada grupo falavam o que tinha sido discutido no grupo.
                Em uma das noites que isso aconteceu, (na segunda, eu acho) quando do grupo que foi escolhido para falar, foram duas meninas, eu reparei que todos nós aplaudíamos quando elas terminavam de falar algo, mas não aplaudíamos a fala delas, e sim que estava mais próximo do momento de irmos para nossos quartos para ficarmos conversando ou dormindo. Depois de um tempo reparei que isso não se aplicava apenas aquela noite, (tanto que nas outras noites tinha sido a mesma coisa) mas sim a muitos casos, provavelmente em TODA a história do mundo desde que as palmas foram inventadas. Em muitas vezes só aplaudimos por educação, mas será que isso realmente é educação, será que mentirmos por educação não é um ato mal educado?
                Enfim, o que eu quero dizer, não é que um mundo sem mentiras seria ótimo, pois seria horrível, lógico que isso só por que estamos muito acostumados as mentiras que nos fazem sentir bem (por isso elas também são boas), mas o que eu quero dizer é que não devemos bater palmas ,pois aprendemos que é certo, como se tivéssemos sido programados para tal, como se fôssemos robôs e sim quando achamos que realmente vale a pena aplaudir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário